David Lynch - Mergulhando com a MT
O diretor premiado, escritor e produtor fala sobre sua experiência com a técnica da Meditação Transcendental e sua visão de como salvar a educação nas escolas.
O diretor premiado, escritor e produtor fala sobre sua experiência com a técnica da Meditação Transcendental e sua visão de como salvar a educação nas escolas.
Entrevistador: Sou fã de seus filmes, mas nunca soube que a Meditação Transcendental era de seu interesse. O que é Meditação Transcendental?
David Lynch: Meditação Transcendental é uma técnica mental que permite qualquer ser humano mergulhar dentro de si mesmo e experimentar níveis mais sutis da mente - transcender e experimentar o oceano de consciência pura em seu interior, a fontedo pensamento. Meditação transcendental é um veículo que o conduz ao oceano de consciência pura. E com a prática regular, esse oceano de consciência pura é avivado, se desdobra e começa a crescer.
E:Então o que é consciência?
DL:Consciência é o Ser. É consciência, vigília, felicidade interna. É um oceano de criatividade, inteligência, amor, harmonia, coerência, poder e energia no qual qualquer um pode acessar, pois está dentro de todo ser humano.
E: Com que freqüência você medita?
DL: Medito uma vez pela manhã e outra, à noite. Logo após a prática faço minhas atividades. Como resultado, percebo muito mais alegria nas ações diárias, aumenta tanto que fica até difícil descrever em palavras. Através da prática ampliamos a capacidade da nossa consciência, e conseqüentemente a compreensão aumenta. Criatividade, a habilidade de resolver problemas e a intuição melhoram. E o efeito colateral é a negatividade retrocedendo. É mais dinheiro no banco para o diretor de filmes - para todos - porque começamos a ver as coisas mais claramente.
E: Qual foi o primeiro benefício que você notou com a MT?
DL: Sentia muita raiva antes de meditar. E descontava esta raiva em minha primeira esposa. E duas semanas depois de ter começado a meditar, ela me disse: 'O que está acontecendo?' E eu, sem entender, fiquei quieto durante algum tempo, porque sua pergunta poderia ser sobre inúmeras coisas. E eu disse: 'O que?' E ela: 'A raiva - para onde foi?' Raiva, depressão, tristeza, medo, ansiedade, stresses, tensão - todas estas coisas que podem nos matar começam a retroceder. Não acontece como em um passe de mágica, mas um oceano de bem-aventurança começa a surgir - e bem-aventurança, eles dizem, é o mais doce néctar da vida. Quando você mergulha durante a MT, o efeito é bem-aventurança. Isso é felicidade interna - e isso começa a aumentar, aumentar...
E: O que fez você se interessar pela Meditação Transcendental?
DL: O que me chamou a atenção foi a frase: 'A verdadeira felicidade não está lá fora, a verdadeira felicidade está dentro'. Mas eles não falam onde é esse 'dentro' e nem lhe contam como chegar lá! Assim, sempre pensei nisto como um tipo de frase maldosa, mas com um fundo de verdade. Nós sempre procuramos felicidade lá fora. E a adquirimos, entretanto depois de um tempo ela começa a desaparecer. Vivemos em um mundo de mudanças - e assim, sempre estamos procurando algo novo. Quando mergulhamos dentro de nós mesmos, encontramos a verdadeira felicidade, ela está sempre lá. E todas essas coisas que matavam você - nesse ramo de filmagem, há tanta pressão, e desta forma, tanta chance para ansiedade e medo. Mergulhar para dentro faz a vida se tornar um jogo fantástico. Criatividade começa a fluir realmente. E o mesmo oceano de criatividade, como sabemos através do Dr. John Hagelin (Físico Quántico), que cria tudo é apenas uma coisa. Na Ciência Védica, este oceano de consciência pura é chamado Atma, o Ser. 'Conheça a si mesmo'. O que significa isso? Você não se conhece olhando no espelho. Você não se conhece se sentando e tendo uma conversa com você mesmo. Está lá, dentro, dentro, dentro.
E: Mas você sempre se interessou pela meditação?
DL: Não. Eu, na verdade, sempre achei que a meditação fosse um desperdício de tempo. Eu, realmente, nem queira saber sobre isto. Entretanto de repente, eu fiquei muito interessado em meditação. Eu ouvi a palavra 'iluminação' e comecei a pensar: 'Talvez esta coisa de meditação seja um meio para alcançar isso'. Eu nem sabia o que significava isto, ainda tinha questionamentos sobre o assunto - mas eu apenas sabia que eu queria isto. Então eu conheci uma professora de MT que me ensinou a técnica. Ela me deu um mantra que é como um som/pensamento, uma vibração. Você não medita sobre ele. Ela me levou para um quarto pequeno e quieto e nesse lugar tive minha primeira meditação. Eu me sentei, fechei meus olhos, comecei a meditar - e senti como se eu estivesse em um elevador e, de repente, alguém tivesse cortado o cabo. Boom!- direto na bem-aventurança. Eu digo: esta palavra 'sem igual' deveria ser economizada para essa experiência - tão feliz, tão profunda, tão expandida. É a experiência que eu realmente quis. Não é que você tem que meditar diariamente; você quer meditar diariamente. E se te conduz a desabrochar seu pleno potencial, se te conduz à iluminação, por que você não vai desejar isso?
E: Como a Meditação Transcendental afetou sua própria criatividade como diretor próspero, pintor e fotógrafo?
DL: De dois modos: Primeiro, minha habilidade para ter idéias cresceu. Eu sinto que quando a consciência se expande, podemos adquirir idéias a partir de um nível mais profundo onde as idéias são melhores. É como no mar: os pequenos peixes nadam na superfície e os peixes maiores nadam nas profundezas. Eu quero ter grandes idéias - eu quero poder compreender essas idéias. E para isso, a intuição aguça a um nível de sabedoria onde somos capazes de resolver qualquer problema que apareça. E segundo: ansiedade, medo, raiva e tensão já não têm o poder que já tiveram uma vez. Você pode até ficar um pouco triste, mas não por muito tempo. Você pode até ficar bravo, mas não por muito tempo. A Vida se torna muito agradável e as negatividades se tornam muito pequenas. Esta é a melhor coisa para se cultivar, pois se estivermos deprimidos, muito deprimidos, nem conseguimos sair da cama.
E: Digamos que você descubra a causa de um de seus problemas mais difíceis. O que você faz com essa informação adquirida?
DL: Bem, ela não desaparece só porque você a descobriu. Desejar que os problemas desapareçam ou falar sobre eles, para mim, não faz com que eles sumam. É como um homem sedento com um copo. Ele precisa de água. Só a imaginação não mata a sede. E o desejo também não enche o copo de água. Você tem que lhe dar água. E, então, veja o que acontece: a sede é suprimida. Há este lugar onde podemos mergulhar. E sabendo ou não a causa de um problema, ele se desmancha por si próprio quando meditamos. Você não tem que ficar preso no problema. Você não tem que permanecer a vida toda com a consciência limitada. A consciência pode se expandir. E isto traz tantas coisas boas.
E: O que você diz a pessoas que são céticas sobre tudo isso?
DL: Ceticismo é bom. Há tantos vigaristas no mundo. Devemos ser céticos. Mas você não deveria permanecer cético sobre algo que você pesquisou e achou bom. Ceticismo não deveria mantê-lo afastado de algo que é bom. Faça perguntas, pesquise, estude sobre o assunto e fale com pessoas que fizeram isto.
E: Ouvi dizer que em Hollywood a jornada de trabalho pode chegar a 16 horas ininterruptas. As pessoas não se aborrecem quando você quer fazer uma pausa para meditar?
DL: Medito há 32 anos e nunca perdi uma meditação. Você pode meditar em qualquer lugar. Você pode meditar em um aeroporto, você pode meditar no trabalho. Eu medito pela manhã antes do café e à noite antes do jantar. Isso é o melhor.
E: Você iniciou uma fundação para arrecadar recursos para oferecer a Meditação Transcendental a qualquer estudante nos EUA que queira aprender a meditar. Por que você está fazendo isto?
DL: Acredito que todos já perceberam, ou estão percebendo rapidamente, que a educação está com problemas. Todos querem mudar, mas não sabem o que fazer exatamente e ela continua só piorando. Cada vez mais escolas particulares estão surgindo e até mesmo elas não educam as crianças adequadamente. Há todos os tipos de tensões e problemas nas escolas. Visitei a Universidade Maharishi de Administração e a Escola Maharishi em Iowa e assisti uma peça teatral. Lembro-me que era uma noite chuvosa, fria e foi num teatro minúsculo, mas que estava lotado. Sentei-me e pensei: 'Será uma noite enfadonha'. Estava sentado bem no meio e não havia como ir embora. Era uma peça montada pelo colegial. Após 15 segundos do início percebi que não seria uma noite monótona. E então a peça foi melhorando pouco a pouco. Vi coisas inacreditáveis no palco, um nível de inteligência e uma consciência emanando dos estudantes, que apesar de não serem atores, estavam fazendo coisas incríveis. A peça era muito criativa, cada aluno atuava tão bem a ponto de me cativar totalmente, e pensei, 'o que está acontecendo? nunca vi nada igual. Todo ator deve meditar. Todo estudante deve meditar'.
E: O que faz agora sua fundação?
DL: Estamos arrecadando recursos para implementar programas de educação baseados na consciência em muitas escolas no interior do país. Estamos coletando dinheiro para oferecer bolsas de estudo a estudantes de faculdade que queiram aprender a meditar. Não estamos fazendo isto apenas para elevar o nível de consciência dos estudantes, mas também para o mundo. Somos todos como uma lâmpada incandescente onde a luz da consciência habita. Podemos experimentá-la dentro de nós e desfrutar desta luminosa luz da consciência, mas também podemos radiá-la em nosso ambiente, para o mundo. Assim meu convite se estende a todos que podem colaborar, por favor ajudem.
E: Qualquer comentário final?
DL: Realmente amo filmar, amo ter idéias e amo minha Meditação Transcendental. Amo avivar a unidade. E acredito que ao avivá-la tornamos a vida bem melhor. Talvez a iluminação esteja distante, mas dizem que quando se caminha em direção à luz, a cada passo tudo se torna mais claro. Diariamente, para mim, tudo melhora. E avivar a unidade no mundo trará paz à terra.
Para mais informações sobre a Fundação David Lynch:
http://www.davidlynchfoundation.org/